Frase de sabedoria

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quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Medal of Honor: Review

Conforme prometido, estou postando meu review sobre o Medal of Honor.

O Medal of Honor (TM) é um jogo que tem como premissa principal passar para o jogador como é a experiência realista de um soldado de elite norte-americano (chamados de Tier 1 no jogo), tendo como contexto a guerra ao terror no Afeganistão. Será que ele cumpre isso? Vamos ver!
  
Single player e Multiplayer não são parecidos



O jogo foi criado por duas produtoras independentes. A campanha single player foi feito por uma divisão da Eletronic Arts chamada Danger Close. O multiplayer, por sua vez, foi feito pela DICE (mesma produtora do Battlefield Bad Company 2 (TM), ou apenas BC2). Portanto, a sensação é que você comprou dois jogos distintos - não muito, porém diferentes. A jogabilidade muda, principalmente as armas utilizadas e o modo como elas funcionam. Partindo para o modo online, você perde "poderes" também, como não poder mais deitar-se para atirar, nem usar cobertura para inclinar parte do corpo para fora e efetuar disparos - sim, isso tudo é exclusivo da campanha single player.

A Campanha - Você na pele de um Tier 1

O modo single player é composto de uma campanha curta, que leva em torno de 4 - 5 horas para ser concluída. Assim como nos jogos da série Call of Duty, ela segue fortemente scripts, significando que ela é linear, e cheia de eventos disparados quando o jogador atinge determinados pontos.

Joga-se a maior parte do tempo como Tier 1, um soldado de elite norte-americano (no caso, de uma tropa de Navy Seals, da Marinha Americana). Também joga como Ranger, que é uma espécie de tropa de choque do Exército Americano, e também como atirador de helicópteros de ataque Apache.

De modo geral, eles cumprem o que prometeram: você sente que faz parte de um grupo especial de soldados, realizando missões atrás das linhas inimigas, muitas vezes infiltrado - usando línguas nativas e vestindo-se de acordo. As armas são muito bem representadas (o recuo é excelente!), assim como as ações dos soldados e seus veículos. O visual é ótimo, conforme vocês podem conferir nas imagens postadas.

Porém, nem tudo é só "flores" nesse jogo. Muitas vezes, o objetivo não é claro e, constantemente, seus parceiros esperam você tomar a frente, para daí se moverem. Creio que fizeram isso como uma forma do jogador tomar um ar entre a parte de ação, e decidir quando partir para a próxima. Porém, isso não é claramente explicado, e você acaba aprendendo na marra. 

A Inteligência Artificial, IA, é apenas satisfatória - para seus aliados. Nota-se várias vezes os inimigos simplesmente parados no meio do fogo cruzado, porém, isso é raro ao decorrer da campanha. O desafio apresentado é bom, mas poderia ser ainda mais complexo.

Multiplayer é fraco

Quando você termina a campanha e passa para o multiplayer, tem a sensação de se trata de outro jogo. A jogabilidade muda, e de fato - como muitos comentaram nos foruns que eu visitei - parece uma modificação leve do BC2. Assim, o fator inovação cai por terra logo de cara. 

Odiei tanto o multiplayer que nem quis continuar jogando por muito tempo. Além da progressão de classes  (que diga-se de passagem são só 3: assault, special force e sniper) ser muito rápida, tendo já encontrado jogadores quase completando a maioria delas, existem muitas falhas, como falta de proteção de respawn, além de outros glitches que permitem os adversários matarem você o tempo todo quase que impunemente.

Espero sinceramente que consertem o modo multiplayer, pois, afinal, a campanha é muito curta e o produto final não condiz com um jogo de 50 dólares!

Avaliação Final

Notas de 0 a 10:

  • Gráficos:8.5
  • Jogabilidade: 7
  • Realismo: 7
  • Som: 8.5
  • Single Player: 9
  • Multiplayer: 5
  • Inovação: 6
  • Custo do jogo: 5

NOTA FINAL: 7 (REGULAR)

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